É com profundo pesar que o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (Dathi/SVSA) do Ministério da Saúde recebe a notícia do falecimento de Amílcar Tanuri, ocorrido hoje (26).
Amilcar Tanuri contribuiu desde a estruturação da resposta brasileira à epidemia de aids. Foi precursor da estruturação da Rede Nacional de Genotipagem, atuante pesquisador na área de resistência do HIV, conduzindo inquéritos sobre resistência transmitida. Atualmente era membro do Comitê Assessor de Manejo Antirretroviral de pessoas que vivem com HIV ou aids.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tanuri se especializou em genética molecular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Sussex, na Inglaterra. Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, foi uma das maiores referências brasileiras na área da virologia molecular e ao estudo de vírus emergentes, incluindo colaboração no enfrentamento a doenças negligenciadas em diferentes países do continente africano.
O professor Tanuri construiu uma carreira marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a ciência e a saúde pública. Como parceiro do Dathi, contribuiu na produção de conhecimento, em comitês técnicos e na escrita de protocolos. Suas contribuições continuam a ser de grande relevância no campo do HIV, Zika vírus e SARS-CoV.
Ele recebeu diversas premiações pelas suas contribuições na ciência, como o Prêmio de Honra do Centro Nacional de Prevenção ao HIV, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose dos Estados Unidos, por seu trabalho em países africanos, concedido pelo Centro de Controle de Doenças estadunidense (CDC).
A partida de Amílcar Tanuri deixa um vazio profundo no cenário científico brasileiro e internacional. O seu legado, no entanto, permanece vivo por meio de seu trabalho e de cada pesquisador(a) que esteve sob sua orientação. Dessa forma, o Dathi presta solidariedade a seus amigos(as) e familiares.
Atenciosamente,
Dathi/SVSA/MS