20/10/2025 – 12:54
• Atualizado em 21/10/2025 – 18:41
Bruno Cecin/Ag. Pará
Conforme o Censo 2022, 15,8% da população brasileira tem 60 anos ou mais
Foi cancelada a audiência pública que seria promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22) sobre a adesão a padrões internacionais de ambientes amigáveis à população idosa. Não há nova data programada para a realização do evento.
O debate foi pedido pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Geraldo Resende (PSDB-MS). Segundo os parlamentares, o objetivo é discutir a criação de políticas públicas que garantam autonomia, segurança e participação social às pessoas idosas, alinhadas às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030).
Os deputados acrescentam que é necessário harmonizar as políticas nacionais — como o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso — com padrões internacionais de mobilidade, moradia e convivência comunitária, estimulando a adesão do Brasil à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso.
“Cidades e comunidades amigáveis às pessoas idosas constituem uma agenda estratégica para assegurar ambientes acessíveis, serviços inclusivos e melhor qualidade de vida aos 60+”, afirma Luiz Couto.
Da Redação – MO